sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O ato de amamentar


Amamentação: nutrição, proteção e amor para o bebê!



A Amamentação é fundamental para o desenvolvimento da criança, principalmente pelo fator de proteção contra doenças infecciosas, como as intestinais e as ostites, evitando assim, diarreias. Além, de ajudar no desenvolvimento da fala, estimula o crescimento e desenvolvimento adequado da musculatura oral, ajudando na respiração, deglutição e mastigação. E promove o crescimento adequado nos primeiros meses de vida.
O leite materno fornece nutrientes em quantidade adequada (carboidratos, proteínas e gorduras), componentes para hidratação (água) e fatores de desenvolvimento e proteção como anticorpos, leucócitos (glóbulos brancos), macrófago, laxantes, lipase, lisozimas, fibronectinas, ácidos graxos, gama-interferon, neutrófilos, fator bífido e outros contra infecções comuns da infância, isento de contaminação e perfeitamente adaptado ao metabolismo da criança.
Recomenda-se a amamentação durante seis meses. Após, os seis meses, recomenda-se que o leite materno seja oferecido junto com uma alimentação complementar.
Portanto, o ideal é que a mamãe se alimente da maneira mais saudável possível, fazendo refeições balanceadas durante todo o dia, pelo fato de o bebê "roubar" os nutrientes das mamães.
As mamães que amamentam também saem ganhando, pois quem amamenta sente-se mais segura e menos ansiosa, tem diminuição mais rápida do volume do útero, corre menor risco de hemorragia no pós-parto, ter anemia, contrair câncer de mama e de ovário, é menos propensa à osteoporose, volta ao peso normal mais rapidamente e está protegida de engravidar.


Deus lhe deu um presente, cuide dele com muito carinho e amor...amamente! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário